Detergentes Menos agresivos ao Meio Ambiente
Os Fosfatos, compostos químicos à base de fósforo, são encontrados na maior parte dos detergentes. Os fabricantes empregam essas substâncias porque elas separam os óleos e gorduras das superfícies que estão sendo limpas. Infelizmente, os fosfatos apresentam graves conseqüências para a ecologia. Na água de um rio, por exemplo, esses produtos causam a chamada “maré vermelha”, isto é, superfertilizam as algas, fazendo-as crescer em ritmo acelerado. Quando a alga morre, no fim de seu ciclo natural de vida, a bactéria necessária para sua decomposição é mobilizada em altíssimas quantidades e o processo químico do qual participa utiliza todo o oxigênio do ambiente, em prejuízo das demais formas de vida daquele determinado nicho ecológico. Ao fim de pouco tempo, todo um ecossistema está ameaçado.
Você Sabia?
Muitos detergentes também contêm alvejantes e enzimas, que “quebram” as moléculas de proteínas como as do ovo e do chocolate (manchas muito comuns nas roupas). Cuidado! Esses dois produtos podem causar alergia.
O Que Fazer? ·
Use menor quantidade de detergente. De acordo com a revista americana Consumer Report, os fabricantes recomendam o uso de quantidades superiores à necessária. · Compre detergentes biodegradáveis, que se decompõem e agridem menos o meio ambiente. Certifique-se de que o detergente é biodegradável, pois existem muitos produtos não regulamentados sendo comercializados no Brasil. · Procure alternativas. Uma mistura de bicarbonato de sódio e água serve para limpar banheiros, cozinhas e tapetes. Sal de cozinha pode ser útil no polimento e vinagre branco destilado, misturado meia a meio com água, é ótimo para limpar vidros, azulejos e vasos sanitários. Utilize limão para polir metais e solução de azeite de oliva para tirar manchas da madeira.







0 Response to "Detergentes Menos agresivos ao Meio Ambiente"
Postar um comentário